
terça-feira, 8 de novembro de 2011
“Projeto Horta e Jardim”
“Projeto Horta e Jardim”
INTRODUÇÃO
O Projeto Horta e Jardim
nasceu da necessidade da inclusão dos alunos na realidade global no
que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do
Meio Ambiente, ensinando respeito mútuo entre Sociedade e Natureza,
entendendo esta como sendo a sua morada.
OBJETIVO GERAL
ü Conscientizar
os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas
alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no
que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de
todos;
ü Promover
a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos dos
problemas ambientais visando à construção de um futuro sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Estimular a construção de hortas nas casas dos alunos e nas comunidades procurando envolvê-los neste contexto.
ü Estimular
a interação professor-aluno e mudanças práticas de atitudes e a
formação de novos hábitos com responsabilidade a adquirir novos
conhecimentos com a aprendizagem através da prática do dia-a-dia.
ü Reconhecer
o valor funcional e nutritivo das hortaliças, o auto sustento , a
compostagem do lixo orgânico familiar e escolar diminuindo o volume de
lixo.
ü Incentivar
a ornamentação escolar, o cuidado e preservação ambiental e escolar
envolvendo o convívio da família na escola através de convite para
familiares dos alunos no planejamento, organização e coordenação da
horta e jardim .
JUSTIFICATIVA
O Projeto Horta e Jardim consiste na revitalização das áreas verdes da escola.
A
horta e jardim inseridos no ambiente escolar pode ser um laboratório
vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades
pedagógicas em educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de
ensino-aprendizagem e estreitamento das relações através da promoção do
trabalho coletivo e cooperativo entre os agentes sociais envolvidos.
A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Neste
projeto, os alunos podem atuar como responsáveis pela seleção das
espécies a serem cultivadas, pela obtenção de mudas e sementes e pela
semeadura, plantio e cuidado com a horta e jardim, análise da terra e
adubo a serem utilizados. Eles podem também realizar a colheita, a
higienização e o preparo dos alimentos, com a supervisão dos adultos.
A PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES
Os
gestores da U.E. têm uma participação fundamental nesse projeto, pois
serão responsáveis pela supervisão do mesmo, coordenando as decisões
tomadas durante o projeto. Sua participação será importante também na
resolução dos problemas que surgirem, realizando contato com
especialistas e outras pessoas que possam colaborar com o projeto.
A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E DOS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA:
Os
professores podem atuar auxiliando e orientando os alunos no
desenvolvimento e manutenção da horta e jardim. Eles podem também
elaborar estratégias para tratar dos conteúdos das diferentes áreas no
contexto deste projeto, lembrando-se de que ele não se restringe à área
de ciências.
As
merendeiras da escola podem participar da higienização e do preparo dos
alimentos, além de auxiliar os alunos a escolher e preparar receitas
que tenham, entre seus ingredientes, os alimentos cultivados na horta.
MATERIAL
1 – Carriolas
2 – Enxadas (tamanhos diversos)
3 - Rastelos
4 - Inseticida para matar insetos
5 – Sementes
6 - Regadores
7- Mudas de Rosas
PROCEDIMENTOS
O
projeto não tem um tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. No
caso da horta será o tempo necessário até a colheita; e o jardim, uma
vez montado, é possível prever que, a cada ano, as turmas continuarão
com o seu plantio e cuidado.
A intenção da horta e jardim será torná-los um patrimônio da escola.
A
princípio as turmas de 4º ano cultivarão temperos, verduras e legumes
com partes comestíveis grandes e coloridas de crescimento rápido e de
fácil cultivo (alface e rabanete, por exemplo) e as turmas de 4ª série serão responsáveis pelo cultivo e cuidado das mudas de rosas.
A
manutenção da horta e jardim serão acompanhadas em dias alternados
pelos alunos, mas, haverá a necessidade fundamental de acompanhamento
diário por alguém previamente avisado esteja disponível para o auxílio.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
do Blogger.
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